sábado, 30 de novembro de 2013

OS DESCOBRIMENTOS PORTUGUESES


Os "Descobrimentos Portugueses" são, talvez logo a seguir ao actual "fenómeno" CR7, dos maiores motivos de orgulho de um Português que se preze!
Desde a escola primária ou antes, vamos ouvindo falar dos feitos heróicos dos Navegadores Portugueses e da forma como "descobriram outros mundos e caminhos marítimos".
Como é costume, o "King Solomon do Séc. XXI" tem uma visão sobre a matéria que será um pouco diferente da opinião da maior parte dos portugueses (aqueles que a têm!!).

Não pretendo deitar abaixo o "feito" dos meus antepassados nem deixar a chorar aqueles que tanto se orgulham desses feitos, contudo, não lhe atribuo tanta importância como os meus compatriotas fazem e critico abertamente alguns factos. Tenho a salientar que, por defeito meu, talvez, tento ver tudo de forma imparcial e não procuro "vitórias alheias" para me alegrar ou sentir "maior". Posto este à parte, vamos ao que interessa.

Enquadramento histórico e motivação:
Os "Descobrimentos Portugueses" iniciaram-se por volta de 1415 D.C., resultado do fim da reconquista cristã do território nacional e impulsionado pela vontade expandir o território, espalhar a fé Cristã e procurar alternativas ao comércio terrestre com o Oriente, de forma a retirar o monopólio aos mercadores Árabes e Venezianos. A pobreza vivida em Portugal e a falta de recursos naturais "exigia" a procura de novas fontes de riqueza e de novos territórios para os nobres.

Com a conquista de Ceuta, Portugal "conquistou" também o saber e conhecimento (parte dele) dos Árabes. Este povo estava bastante evoluído em áreas como a Astronomia, Medicina e Matemática. Haviam absorvido os ensinamentos da Grécia Clássica (Platão, Aristóteles), capturado aos chineses o segredo do fabrico de papel (ano 711, batalha de Talas), entre outros e desenvolveram a Matemática e Trigonometria, alargando as suas aplicações, principalmente no domínio da Astronomia, da Geografia e da Cartografia, artes tão importantes para a navegação.

"Dissecação" da expressão "Descobrimentos Portugueses":
Está na expressão "Descobrimentos Portugueses" a principal causa que me levou a escrever o presente texto- NÃO concordo com ela.
Em bom rigor, descobrir algo significa localizar algo que ainda não era conhecido- o continente africano e asiático eram há muito conhecidos dos povos do Norte de África e do Mediterrâneo (e não só!) assim como era conhecida a possibilidade de circundar o continente africano para chegar a Oriente.

Meio de transporte - Caravela e a vela latina:
O termo Caravela terá sido a denominação dada a várias embarcações, podendo ter denominado inicialmente embarcações de porte médio e com velas triangulares usadas no Mediterrâneo pelos Árabes.
A Caravela era de fácil manobra pelo que, os Portugueses pegaram neste tipo de embarcações devido ao seu baixo calado que lhes permitia navegar em águas pouco profundas e, as velas triangulares permitiam navegar à bolina, ou seja, contra o vento.
Quanto à tão célebre "vela latina" (triangular) usada pelos Portugueses e a quem muita gente atribui a sua invenção, terá surgido no Mediterrâneo por volta do ano 200 a.c., talvez pela mão dos Árabes, podendo ter tido origem na Índia.

A "Aventura" nos Mares e os "Descobrimentos Portugueses":
Há milhares de anos que os oceanos são sulcados pelo homem, como maior ou menor sucesso e em distâncias maiores ou menores. A Ocidente, vários povos e civilizações do Mediterrâneo navegaram este mar e avançaram pelo Atlântico na antiguidade, pelo que, estas águas eram conhecidas. Ptolomeu, no séc. II da nossa era, revelou conhecimentos profundos e precisos do "velho mundo", indicando no seu trabalho a localização de várias partes, conhecimentos esses aproveitados posteriormente pelos Árabes que, na minha opinião, tiveram enorme impacto no sucesso das aventuras além-mar dos Portugueses, sendo mesmo uma figura central.

Para os Portugueses do Séc. XV, os oceanos Atlântico e Índico eram assustadores, grande parte devido aos mitos e lendas espalhados pelos povos do norte de África que falavam de monstros terríveis para assustar a "concorrência" e pela própria dificuldade de navegação das águas e ventos desses mares.

Algumas evidências de povos que navegaram pelos mares e atingiram o continente americano muito antes do Portugueses (e Espanhóis), foram, por exemplo, os Vikings - chegaram ao actual continente americano (Séx. X ou antes). Os Mongóis/Chineses no Séc. XIII, (durante a invasão Mongol à China) possuíam frotas enormes e muito desenvolvidas, sabendo-se que navegavam por todo o Índico, havendo até quem defenda que em 1421 os Chineses (Zheng He) circundaram o Mundo.
Acredito de igual modo que, ao longo dos últimos milénios, muitos povos fizeram-se ao mar e chegaram a locais distantes, passando esses territórios a ser do seu conhecimento, contudo, não havendo forma de divulgar e registar de forma duradoura esses feitos (televisão e internet), acabaram por se perder no tempo.

Conhecimentos dos Portugueses na época:
Desconhecendo-se quais os conhecimentos e mapas que estavam na posse da Coroa Portuguesa (Infante D. Henrique e seus seguidores), há a certeza, porém, que estavam bem documentados e tinham informação que existiam ilhas no Atlântico e terra do outro lado deste oceano. A confirmar estas afirmações está, por exemplo, o enorme esforço da Coroa Portuguesa em prolongar a área de exploração para 370 léguas marítimas a Oeste das Ilhas de Cabo Verde aquando a assinatura do Tratado de Tordesilhas. Outro episódio de que se fala refere-se às ilhas orientais do arquipélago dos Açores, onde o Infante D. Henrique terá determinado ao navegador que procurasse terra naquela área, obrigando-o a voltar segunda vez em virtude de nada ter localizado na primeira.

Em 1493, um ano após a chegada de Colombo à América, aliou-se à Coroa Portuguesa o astrónomo Abraão Zacuto, judeu expulso de Espanha e que trouxe consigo várias tábuas astronómicas. O seu conhecimento foi também de extrema importância para Portugal e um enorme impulso para a viagem de Vasco de Gama com o objectivo de chegar à Índia.
A chegada "acidental" de Pedro Álvares Cabral ao actual Brasil revelará de igual modo que já existiria conhecimento da existência daquelas terras.
A corroborar estas ideias está, por exemplo, o facto de existir um Mapa Mundi elaborado por Piri Reis, Almirante, Geógrafo e Cartógrafo Otomano, elaborado no início do Séc. XVI (1513) onde é possível ver os três continentes já conhecidos na época- Europa, África e Ásia- e ainda parte da América. O mais curioso é que "As indicações cartográficas de Piri Reis mostram a conformação das regiões polares exatamente como estavam antes da última glaciação e não na situação atual. Não se sabe em qual mapa ele se baseou que pudesse conter informações de 10 mil anos atrás." E ainda: "Os estudiosos apontam ainda algumas curiosidades controversas sobre este mapa, como por exemplo a Antártica e a Gronelândia, que ainda não tinham sido descobertas. A riqueza de detalhes sugere que a elaboração do documento foi feita a partir de fotografias tiradas de uma atitude muito elevada, recurso inexistente no século XVI.(retirado da Wikipédia).
O Mapa Mundi de Piri Reis com os seus detalhes "fantásticos" levanta várias questões, tais como a possibilidade de terem existido civilizações antigas muito evoluídas e hoje desconhecidas e ainda, como alguns defendem, a visita de seres de outras galáxias à Terra.  Esta teoria/possibilidade foi levantada no final dos anos 60 pelo suíço Erich von Däniken no seu livro "Chariots of The Gods".

O "king Solomon no Séc. XXI" está a "amadurecer" ideias sobre este assunto e, quem sabe, não escreverá algo sobre ele um dia...

O que é que os Portugueses fizeram diferente?
Resposta: NADA.
Então o que tornou diferente os "Descobrimentos Portugueses" dos anteriores?
A época! No Séc. XIV estava-se em pleno Renascimento, Gutenberg surgia para revolucionar a imprensa, enfim, passou a haver mais tecnologia e maior possibilidade de divulgação permitindo dar a conhecer as "epopeias" dos portugueses e trazer até aos dias de hoje essa informação mais detalhada.

Em suma:
A vontade e necessidade dos Portugueses aliadas aos conhecimentos dos Árabes e talvez de outras fontes, permitiram que se tivessem lançado ao mar em busca de riqueza e territórios para explorar. Desenvolveram a arte de navegar em alto mar e aperfeiçoaram instrumentos para tal.
Criaram várias fortalezas, colónias e uma linha regular de comércio com a costa de África, com a Índia e outros países a Oriente. Esta expansão ultramarina teve enorme custo para o país, uma vez que o despovoaram e não o desenvolveram.
Milhares de homens morreram em naufrágios, batalhas e doenças e outros milhares serviram para povoar as recém criadas colónias e por lá ficaram.
Com a enorme riqueza proveniente dos negócios ultramarinos, pouco ou nada se fez para desenvolver o país; construíram-se Igrejas para "comprar O Céu" para os pecadores e edificaram-se palacetes. Grande parte das riquezas foram encaminhadas para os países do norte da Europa- Flandres, França, etc., que produziam artigos de luxo para os ricos anafados e hipócritas.
Houve assim quem tivesse enriquecido mas, o país e os pobres que cá ficaram permaneceram na miséria. A má gestão e a corrupção generalizada já eram enormes na época!
Não se soube aproveitar a "Época do Ouro e das Especiarias" e resta hoje aos seus descendentes encher o peito e dizer alto "Fomos muito importantes e descobrimos o caminho marítimo para a Índia".



Este texto não pretende ter valor histórico, trata-se apenas de um exercício literário do seu autor.

2 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pelo texto tão bem escrito. O mesmo revela uma grande pesquisa histórica. No que se refere à questão em si ou seja se estamos ou não perante os descobrimentos portugueses como é apelidada a época eu até ao momento nunca a havia questionado. O presente texto colocou-me perante essa questão e até agora ainda não formulei um juízo. Vou pensar sobre o assunto.

KING SOLOMON disse...

Olá C.M. Bem vinda a este canto. Honra-me com a sua visita e comentário. Pense, medite e exponha as suas ideias, serão bem vindas e terei muito gosto em "debatê-las".
Quanto à pesquisa que referiu, foram muitos anos a ver documentários do Discovery Channel, Odisseia, História e NG Channel.


Que bem q se está aqui.....

Foi obra!!! (as pirâmides)