domingo, 31 de março de 2013

JESUS CRISTO ERA BUDISTA

            

            Esta é uma ideia que terá passado pela cabeça de poucas pessoas e deixará muitas aos saltos de tão irritadas que ficarão ao ouvi-la/lê-la.
               O que se fala hoje sobre Jesus Cristo foi aquilo que os seus seguidores/discípulos e sobretudo a Igreja Católica foram afirmando e impondo ao longo dos tempos, uma vez que as autoridades romanas não deram muita importância à sua existência e os historiadores da época também não.
               Os quatro evangelhos (S. Mateus; S. Marcos; S. Lucas e S. João) são a principal fonte de informação sobre Jesus Cristo e foram escritos entre 40 e 100 anos após a sua morte. Mateus e João foram os únicos escritores da Bíblia que eram membros dos alegados 12 Discípulos e os únicos que poderiam estar presentes nos acontecimentos que descreveram. Originalmente os evangelhos circularam anonimamente, não existindo nomes a eles associados até ao ano 200 d.c. e terá sido um (vários) teólogo Cristão que teve a ideia de criar o Novo Testamento, altura em que os evangelhos foram nomeados e lhes foram acrescentados vários versos, nomeadamente sobre a alegada Ressurreição de Jesus Cristo.
               Com este desfasamento temporal, muitos dados/factos foram levados pelo tempo e distorcidos pela sua passagem verbal, havendo necessidade de os reinventar e/ou embelezar de forma a dar maior força a Jesus Cristo e ao Novo Testamento (é muito importante conhecer o Antigo Testamento para poder entender o Novo e fazer certas associações).
               Sobre o nascimento, vida e morte de Jesus Cristo, muita coisa foi adaptada de mitos e tradições antigas, inclusive de outras religiões, por forma a enaltecer a sua figura, cimentar a religião e a atrair novos seguidores.
               Assim, sobre o seu nascimento e fugindo à “tradição” Cristã, acredito que tenha nascido numa família pobre da Palestina, como qualquer outra criança da época, zona onde terá passado os primeiros anos de vida. Terá depois seguido para Oriente, concretamente a Índia, onde poderá ter contactado com o Budismo. Para reforçar esta ideia, está ao facto de no século XIX, Nicolas Notovich ter descoberto no Tibete antigos escritos budistas que falam de uma criança chamada “Issa”, nascida no século I, numa família pobre de Israel e que foi para a Índia com catorze anos, onde aprendeu Budismo, antes de regressar à Palestina com vinte e nove anos. O que a Igreja conta sobre Jesus encaixa no perfil da figura “Issa”.
               Não faz qualquer sentido a história dos Reis magos terem seguido a estrela que indicava o nascimento de Jesus (o salvador), como não faz sentido a sua concepção "Divina". Os Reis magos e as suas oferendas estão carregados de simbolismo e revelam ter sido mais uma forma de enaltecer Jesus Cristo (ou da Nazaré) e reforçar a ideia de que é o "Messias" e o filho de Deus. Verifica-se que foram aproveitados textos, acontecimentos e lendas antigas (alguns remontam ao tempo dos Sumérios) e "montados" como se de um puzzle se tratasse para sustentar as novas ideias (entenda-se Religião).
              Por falar em simbolismo, também os doze apóstolos são simbólicos, na medida em que é o número que representa no Antigo Testamento as doze tribos de Israel, os filhos de Jacó, neto de Abraão- Patriarca Hebreu.
               A concepção Divina de Jesus não foi de igual modo uma ideia nova, uma vez que no Budismo, quinhentos anos antes do nascimento de Jesus Cristo, já a lenda conta que Buda também teve esse tipo de concepção.
               Esta é a primeira ligação que faço entre Jesus Cristo e o Budismo, outras farei, não por capricho mas por fazerem todo o sentido, existindo factos históricos que saltam à vista e ao senso comum (daqueles que querem ver e entender).
               Foi no final da sua vida que Jesus Cristo ter-se-á destacado por entre as multidões, pregando a sua fé, curando, fazendo milagres, espalhando as suas novas ideias de fé e esperança. Hábil no uso da palavra e pregando para povos famintos e oprimidos pelos romanos, conseguiu destacar-se de outros pregadores da época.
           Os ensinamentos e ideias de Jesus apresentam muitas semelhanças com a Filosofia Budista (Paz, Harmonia, etc). A serenidade das palavras de Jesus, as ideias distantes (antagónicas) da fé Judaica e a capacidade de curar os enfermos (milagres) poderá revelar a tal formação budista que teve, assim como possíveis contactos com a medicina ayurvédica, praticada na Índia há milhares de anos (que consiste na cura pelo contacto com as mãos e nos cuidados com o corpo, nomeadamente a alimentação). Estou a partir do princípio que há alguma verdade nos relatos que falam da "cura" de enfermos, não querendo, de momento, acreditar que também isso foi invenção de alguém.
            Indico mais uma possível ligação ao Budismo, onde a lenda também relata que Buda terá caminhado sobre as águas e alimentado centenas de discípulos apenas com pedaços de comida (o Milagre da multiplicação).
            Diz a "história" (entenda-se Novo testamento) que Jesus Cristo foi condenado à morte pelos Romanos, por crucificação. Este era o castigo aplicado na época por crimes de traição e a escravos.                Jesus terá sucumbido ao fim de três a seis horas na cruz, relatando-se que enquanto lá esteve, ter-lhe-ão levado à boca uma esponja embebida com vinagre e, momentos depois, sucumbiu. Também se diz que Pôncio Pilatos terá desconfiado da rapidez da sua morte mas foi sossegado pelo Centurião, Centurião este que era o mesmo que antes alegadamente dissera “Verdadeiramente, este homem era filho de Deus”, denotando-se aqui, pelo menos, simpatia para com Jesus Cristo.
               Retirado da cruz, o corpo terá sido levado para o túmulo privado de José de Aritmeia. Este senhor e um outro chamado Nicodemo terão cuidado do corpo, levando para o túmulo uma mistura de mirra e aloés. Sabemos perfeitamente que estas são ervas medicinais e não de embalsamamento, como seria de supor usar para a preparação de um morto, havendo claro indício que jesus foi retirado da cruz ainda VIVO.
             Segundo o Novo Testamento, três dias depois, Jesus terá regressado à vida - Milagre da RESSURREIÇÃO. História "nublada" e mal contada, sendo na RESSURREIÇÃO que assenta fundamentalmente a fé Cristã e o que a faz divergir da religião Judaica e Muçulmana, que ainda esperam o "Salvador".
          A meu ver, e partindo do princípio que Jesus Cristo foi crucificado e regressou à vida,  terá havido uma espécie de “conluio” entre o tal Centurião romano (há quem afirme que Jesus era filho de um romano- mas isto fica para outro texto e altura), José de Aritmeia e outros simpatizantes/familiares. Jesus terá recebido através da esponja uma qualquer substância (droga) que fez com que a sua respiração deixasse de se notar, (ou terá entrado em coma devido à dor), tendo sido levado ainda vivo para o túmulo, onde foi tratado. Passado o efeito da droga e/ou do coma e ao ser tratado com as ervas medicinais, terá acordado (regressado à vida). É uma possibilidade, mera opinião pessoal.
               Ao estar vivo e sendo um homem condenado pelos romanos, não podia continuar ali, pelo que teve que procurar refúgio noutro lugar, contudo, quem teve conhecimento do facto dele estar vivo não o podia contar. Terá nascido assim a base para a ideia do “milagre” da Ressurreição e conseguinte ascensão ao Céu (ideia acrescentada ao Evangelho muitos anos mais tarde, como já referido).
               Há quem acredite que Jesus ter-se-á deslocado para Camague, Sul de França, local para onde terá ido Maria Madalena, sua esposa e os seus filhos. Acho pouco provável na medida em que se tratava do centro do Império Romano, seu carrasco, e poderia descobri-lo. Acredito, porém, que terá seguido para Oriente, seguindo a rota da seda ou das especiarias.
              A sustentar esta minha ideia, está o facto de existir em Caxemira- Índia, uma tribo que se chama Ben-e-Israel (Bene-Israel), que significa filhos de Israel e afirmam-se descendentes das tribos perdidas de Israel. Lendas antigas contam que "O" pregador do século I, chamado “Issa”, conhecido por Jus Asaf, que significa Líder dos Curados ou Curador, terá voltado àquela terra com cerca de trinta anos. Contam ainda que lá viveu e morreu por volta do ano 80 d.C., tendo sido enterrado em Srinagar, onde o primeiro edifício do seu túmulo foi construído no ano 112 dc.. Reforça ainda a minha convicção o facto de São Tomé ter viajado para a Índia e lá ter fundado uma igreja Cristã, 
               Como se verifica, seria mais fácil e menos perigoso para Jesus Cristo deslocar-se para Oriente, além do mais, existem grandes probabilidades de já ter passado pelo continente indiano na sua juventude, como já foi dito. O facto de São Tomé ter fundado uma igreja na Índia revela que aquela parte do mundo fazia parte das rotas e destinos do povo de Israel. Por existir em Caxemira uma tradição relacionada com “Issa” e túmulo seu tão antigo (mais antigo que a Igreja Católica), também reforça a minha convicção.

               Em suma, Jesus terá nascido na Palestina como qualquer cidadão da época, terá viajado para a Índia onde teve contacto com o Budismo, recebeu os seus ensinamentos e talvez tenha aprendido medicina Ayurvédica. Talvez com a idade de vinte e nove anos terá regressado à sua terra natal (Judeia), onde pregou, curou os enfermos e enfureceu os romanos, tendo sido condenado à morte por crucificação. Um conluio de vários simpatizantes terá evitado O SEU FIM, havendo a possibilidade de ter estado em coma (natural ou induzido). Ao regressar do coma, deu o mote para a tão famosa "Ressurreição Cristã", tenha sido ela deliberada ou ocasional. Impossibilitado de circular pelo Império Romano, terá rumado a Oriente, a lugares já seus conhecidos e onde terá terminado os seus dias.
               Jesus espalhou as suas ideias e ensinamentos durante os últimos anos de vida, contudo, foram os seus discípulos que continuaram a sua “obra” que, com o passar dos séculos, sobretudo com a conversão do Imperador Constantino e a criação da Igreja Cristã (Católica), foram moldando os "factos" à sua maneira e interesse, sendo muito difícil, hoje, separar a verdade da ficção/criação/invenção/adaptação.
                   A Igreja católica defendeu ferozmente ao longo dos séculos a ideia da RESSURREIÇÃO  e combateu/matou/torturou quem se lhe opunha e dela duvidava, tendo para isso cometido as maiores atrocidades da História do Homem para manter essa farsa.


CN

(Este texto é uma opinião pessoal do seu criador, não pretendendo ter qualquer valor e força histórica. Foi baseado em vários documentários do Discovey Channel, pesquisas na internet e na opinião do seu autor).



22 comentários:

Unknown disse...

Caro amigo que se dá pelo nome de King Salomon, eu, um dos milhões que atualmente procuram uma resposta ás inúmeras perguntas que formam montanhas de duvidas acerca de Jesus e da sua verdadeira história, não deixo de valorizar o seu comentário acerca disso, até porque faz imenso sentido cada palavra sua. Não só li e reli as suas palavras como as guardei para reler e refletir sobre elas. Vou procurar pela net mais comentários seus e espero encontrá-los, principalmente aquele em que você diz que é suposto jesus ser filho de um romano. Obrigado e boa continuação para as suas pesquisas e seus comentários. Abraço de Joaquim Azevedo

KING SOLOMON disse...

Caro Joaquim Azevedo, honra-me a sua visita e o seu generoso comentário. Espero que nas suas demandas encontre as respostas que procura. Este é daqueles assuntos que são muito controversos e não será fácil descobrir a verdade mas... vamos continuar na sua senda. Abraço

KING SOLOMON disse...

Caro Joaquim Azevedo, ainda sobre a "teoria" de que Jesus era filho de um romano, sei que há quem acredite nisso e a defenda, talvez devido ao facto de o "Centurião" romano ter agido de forma a "proteger" Jesus (já na cruz)dizendo a Pôncio Pilatos que já estava morto, possibilitando assim a sua remoção da cruz e o seu tratamento por parte de José de Aritmeia...

Unknown disse...

Caro King Salomon, estou pesquisando o budismo e encontrei outras coincidências, entre Jesus e Buda, os dois falavam em parábolas e a do filho pródigo parece muito com uma fábula budista. Também há fortes elementos de confucionismo, como a famosa "Não façais aos outros o que não quereis que vos façam" que lembra a "O que quereis que lhes seja feito devereis fazer aos outros" de Confúcio, zoroastrismo como a crença de um deus bom e de um demônio mal, que parece a ideia do Deus dual dos persas e a crença de ser filho de Deus, que lembra os mitos gregos em que Zeus tinha casos com mulheres humanas gerando heróis como Hércules. Sobre ele ser filho de um romano explica o caso de não ser filho de José e poder ter uma aparência diferente, que teria feito sua família ir para o Egito e ele ter se sentido rejeitado pelos pais e irmãos. Na época, meninas judias se entregavam aos soldados romanos. Mas acho mais provável que ele tenha morrido como um bom budista e que seus discípulos possam ter roubado o corpo para torna-lo mártir e depois distorcido uma doutrina que não podiam compreender. Quanto às curas, deve ser apenas fatos inventados pelos seguidores como era comum nos tempos antigos.

KING SOLOMON disse...

Olá João Paulo! Agradeço a visita e comentário! A VERDADE jamais será descoberta...
De uma coisa tenho a certeza: a realidade será totalmente diferente daquilo que a Igreja Católica impingiu durante dois mil anos.

Volte sempre

marcia disse...

Acho inútil ,pessoas que diz não acreditar em Jesus Cristo ,comentar e até afirmar quem ele eh,de onde ele veio......etc.

Marcia Cardoso

KING SOLOMON disse...

Obrigado Marcia. Fica registado o comentário.

Unknown disse...

Caro amigo KIng,achei muito interessante seu artigo, já fui praticante de yoga e já havia escutado e lido sobre o tema. Entretanto como vc disse essa idéia deixará muitos irritados, com certeza!!!!tal como nossa amiga marcia, que teve uma ideia embutida e não consegue abrir seu pensamento para fatos e idéias que distoem da "verdade absoluta" do cristianismo. Sobre isso existe um pensamento budista que vem bem a calhar “Não acrediteis numa coisa apenas por ouvir dizer. Não acrediteis na fé das tradições só porque foram transmitidas por longas gerações. Não acrediteis numa coisa só porque é dita e repetida por muita gente. Não acrediteis numa coisa só pelo testemunho de um sábio antigo. Não acrediteis numa coisa só porque as probabilidades a favorecem ou porque um longo hábito vos leva a tê-la por verdadeira. Não acrediteis no que imaginastes, pensando que um ser superior a revelou. Não acrediteis em coisa alguma apenas pela autoridade dos mais velhos ou dos vossos instrutores. Mas, aquilo que por vós mesmos experimentastes, provastes e reconhecestes verdadeiro, aquilo que corresponde ao vosso bem e ao bem dos outros - isso deveis aceitar, e por isso moldar a vossa conduta.” - Kalama Sutta

KING SOLOMON disse...

:-) Agradecido, Tiago. Volte sempre.

marcia disse...

Tiago,o autor do referido blog sabe do que eu falava,e não tenho mente restrita ao que outras pessoas "embutem" muito menos tenho a mente fechada.

Unknown disse...

Olá King, fiquei muito intrigado com suas colocações, são bem interessantes. E de fato, a verdade 100% nunca será descoberta. Mesmo para cristãos ferrenhos, é preciso admitir que algumas coisas podem ter sido modificadas ao longo dos tempos, apesar disso, a mensagem principal pode ter se mantida.

Mas gostaria de levantar algumas questões que considero relevantes, por exemplo, ao considerar que a morte e ressureição de Cristo foi uma mentira, uma farsa, me parece estranho que todos os discípulos tenham resistido até o fim, após todas as perseguições. Todos eles, “exceto João”, foram mortos e perseguidos por espalharem a mensagem de Jesus. Quem faria isso por causa de uma mentira? Quem morreria por causa de uma farsa?

Realmente creio que muitas coisas podem ter sido modificadas, mas não me parece que a Bíblia tenha uma mensagem publicitária, afinal a primeira pessoa que viu Jesus depois de ressuscitar foi uma mulher, e naquela época mulheres não tinham muita credibilidade, se quisessem vender uma ideia, para ter mais credibilidade, colocariam um homem no lugar dela.

E outra, fica explicito na Bíblia que seguir a Jesus não é fácil, que quem desejar segui-lo será perseguido e até morto. Se alguém quisesse vender uma história, poderia torna-la mais fácil.

Abraço!

KING SOLOMON disse...

Olá Gianluca. Antes de mais, quero agradecer a sua visita e comentário.
Quanto à questão que levanta:
"Quem faria isso por causa de uma mentira? Quem morreria por causa de uma farsa?"

Acho que, muitas vezes, não importa a veracidade do facto mas sim aquilo em que a pessoa acredita. A FÉ move montanhas. (Vejamos o que se passa ainda hoje no médio Oriente).

Todo o acontecimento varia consoante a perspectiva de quem o vê/vive. É facto também.
A Bíblia que podemos ler hoje, é o resultado de um conjunto de textos escritos por autores desconhecidos E carregada de muita TRADUÇÃO e INTERPRETAÇÃO- nem sempre imparcial!

Não pretendo e nunca pretendi esmiuçar a "Bíblia". Não pretendo e nunca pretendi alterar a fé alheia; como escrevi no fim do meu texto, escrevi-o como exercício literário. Escrevi-o de acordo com "teorias" e "opiniões" que tenho captado aqui e ali. Opinião é isso mesmo- opinião. Não tem valor científico/jurídico e muito menos serve de "LEI" em questões de FÉ. :-)

Unknown disse...

interessante embora eu nao acredite, por nao haver qualquer fundamento.

KING SOLOMON disse...

Olá Elizeu. Agradeço a visita. Respeito a diferença. :-)

Dinis S Luis disse...

Olá King Solomon,
Bastante interessante o seu artigo. Em muitos aspetos vai de encontro ao que eu já sabia. Recentemente li "Como Jesus se tornou Deus" de Bart D. Ehrman, Que mostra através de estudos científicos e sobre a história do cristianismo como as coisas se passaram. Depois, é claro temos o melhor testemunho que é o exemplo dado pelos senhores da igreja católica que impôs a fé através de ameaças apocalípticas e de milhões de mortes nas fogueiras da inquisição. Aliás a história da igreja católica juntamente com o nazismo são as duas maiores vergonhas da nossa civilização.
Conforme o senhor disse é extremamente difícil chegar à verdade, mas uma certeza eu tenho: a verdade não é a que a igreja nos tenta impingir. Essa não é com certeza. Até porque um Deus de misericórdia e amor conforme eles dizem que é não precisaria de recorrer a ameaças e a queimar as pessoas para que acreditassem nele. Obrigado pelo seu trabalho. Se ainda não leu sugiro-lhe que leia a obra a que fiz referência. Vale a pena.

KING SOLOMON disse...

Olá Dinis S Luis,
agradeço a visita e comentário.

Unknown disse...

Prezado King
Sou do Brazil aluno de Mestrado e estudo A visitação dos magos ao menino Jesus comparando o texto canônico aos apócrifos.
Achei interessante seu artigo e percebi que posso utilizá-lo na minha pesquisa.
Vc tem a bibliografia disso que escreveu?
Abraços

Unknown disse...

eu como so ateu jamais vai entrar na minha cabeçaqualquer coisa alem de um dia descer um bando de ets em nosso planeta pelas as leis do universo nos nao podemos estar sozinho aqui ja que o universo nao tem fim prefiro ficar rindo e pensando se o mundo virou esta merda que esta ai deve ser pela o doença mais cruel que existe nesse planeta polica e relegiao um politico e um aproveitador dos idiotas que so pensa neles e os charlatoes das relegioes tambem usa a farça e crença para destorquir idiotas e levar uma vida boa sem ter que trabalhar correr atraz de uma profissao ou estudar muito para ter um bom emprego mandamento so existe um nao entrometa na vida alhaia e muito difiçel voce ver um cientista envolver em escandalo e em politicas e relegioes eles nao adere ao prossesso de de mentireas e enganaçao ciençia so trabalha com averdade o apocalispso de raça uma ta prossimo

Unknown disse...

De certa forma as religiões e politicas antigas agiam para seu beneficio próprio.
Porem muitos homens e mulheres agiam e agem realmente em beneficio ao próximo.
louvado seja aquele que escutou a jesus. amai ao próximo como a ti mesmo.

Unknown disse...

Muito interessante. Favor citar fontes para análise.

Unknown disse...

Uma coisa é certa, religião e politica agiam em conjunto nesta época, por isso muita coisa foi distorcida para manipular as pessoas. Mas algo me diz que Jesus e Buda podem ter sido a mesma pessoa.

Unknown disse...

King solomon só não entendi a parte onde você diz que Jesus foi tirado vivo da cruz, então porque na biblia fala que ele expirou? E entregou seu Espirito á Deus.
E depois de ressuscitar atravessou uma porta pra falar com seus discípulo?
Gostaria de entender seu ponto de vista.
Obrigado


Que bem q se está aqui.....

Foi obra!!! (as pirâmides)