sábado, 19 de julho de 2008

Frases imortais


"Nada faz um homem ter tantas suspeitas, como o facto de saber pouco."(Goethe)

À primeira leitura, até concordei mas, depois comecei a pensar..... a analisar...E surgiram-me umas perguntas: a que dúvidas/suspeitas se refere o autor? O que é saber pouco? Como se classifica o conhecimento? Quem sabe pouco e quem sabe muito? Quem é (são) esse (s) ser(es) que está (ão) "dotados" para classificar os outros? Etc......

R- Não terão sido as dúvidas/suspeitas e medos que têm impulsionado a humanidade? Foram concerteza! Quem sabe pouco? O pastor iletrado que não sabe o que é nanociência? A fiandeira que nunca viu a cidade com as suas "modernices"? Será o doutor ou engenheiro (há excepções) que não sabe quando se semeiam os campos; que não sabe o que é "capar uma marrã"?Pois bem, na minha opinião, exceptuando aquele que nasceu sem as plenas capacidades mentais, todos têm muito conhecimento (adquirido ao longo da vida). Cada um no seu ramo, na sua área.
Não há niguém que tudo saiba. Na história e no presente encontram-se grandes "cérebros"; pessoas que se evidenciaram com os seus "conhecimentos". Alguma dessas pessoas sabia tudo? Aristóteles, filósofo e "instrutor" do Grande Alexandre, sabia tudo? Leo da Vinci, sabia tudo? Creio que não e, eles já cá não estão para se defender. Então, alguém que me apresente uma pessoa de HOJE que tudo saiba.

É com o "saber pouco" de todos que temos sobrevivido ao longo de alguns milhares de anos (talvez não serão muitos mais devido ao saber "errado" de algumas pessoas-armas, guerras, etc).

Eu vejo as pessoas numa perspectiva horizontal e não na vertical como é costume nas sociedades ditas civilizadas. Eu explico. Horizontal- Os homens estão todos ao mesmo nível de importância. Vertical- os homens estão em diferentes patamares- ex. Presidente da República no topo e o pastor na base. Na minha perspectiva horizontal, estando todos no mesmo patamar, significa que todos são importantes, todos têm conhecimento e todos contribuem para as diferentes sociedades/comunidades; o que muda é sua a missão/função. Cada um tem a sua "área de acção".

Estas frases não são imortais mas são minhas: Sabermos pensar por nós próprios é uma virtude, é conhecimento. Ou não?

C N
10JULHO2008

2 comentários:

KING SOLOMON disse...

Dercio disse...
Amigo Carlos Narciso, eu concordo em pleno com o Sr. Goethe e tu ainda que não queiras, também concordas até porque assumes que "...são as dúvidas e incertezas que fazem a humanidade evoluir e avançar...". Quanto à avaliação do conhecimento parece-me que existem uns quantos métodos para isso, no entanto são baseados no senso comum, senso comum esse que segue a lógica de alguém e será que esse alguém está certo e tem toda a razão, será que aqueles que se diz terem comportamentos desviantes não são quem tem um outro nível/tipo de conhecimento? Quem está bem e quem está mal? Grande abraço Dércio Guia.

21 de Julho de 2008 13:25

KING SOLOMON disse...

"Nada faz um homem ter tantas suspeitas, como o facto de saber pouco".
Em primeiro lugar, esta afirmação foi retirada de um contexto, logo, não se consegue perceber qual o significado efectivo que o autor lhe pretendia dar. Desta forma, há a possibilidade de o autor considerar as suspeitas como positivas ou negativas. É minha convicção que elas (suspeitas/dúvidas) impulsionaram a humanidade. Quanto à avaliação de conhecimentos, só posso reafirmar que todos temos conhecimento e muito; contudo, esse conhecimento difere dada a experiência de vida de cada um, o meio, etc..


Que bem q se está aqui.....

Foi obra!!! (as pirâmides)