segunda-feira, 28 de julho de 2008

O que move a sociedade (ocidental) moderna?



É uma pergunta que tenho feito a mim mesmo inúmeras vezes.
Por mais que pense, encontro sempre a mesma resposta. DINHEIRO E SEXO!! Sim, o que move a sociedade moderna são estas duas “palavras”.

Na nossa sociedade dita civilizada, o ser humano adulto tem muitas obrigações e deveres e quase todas elas giram à volta de um denominador comum- DINHEIRO. É com ele que fazemos face às despesas do dia-a-dia; precisamos dele como do ar que respiramos.

Os nossos pensamentos giram à volta das coisas que pretendemos adquirir; necessárias e imprescindíveis ou fúteis. Nesta sociedade de consumo desenfreado, somos bombardeados com anúncios de artigos e não lhes conseguimos resistir. Se escapamos a um, caímos no seguinte. Damos por nós a sonhar acordados, a pensar na forma de conseguir adquirir qualquer coisa nova- porque o vizinho também tem ou por outra razão igualmente estúpida.

Temos que trabalhar para arranjar dinheiro. Essa árdua tarefa condiciona a nossa vida. Determina a hora a que nos levantamos, a hora das refeições, a hora de deitar e os momentos de lazer.

Ao falar em momentos de lazer chegamos à segunda palavra- SEXO. Quando falo em sexo refiro-me aos mais pequenos pormenores, tais como- passar muito tempo frente ao espelho para melhorar o “look” antes de sair de casa. Poder-se-ia dizer que é para nos sentirmos bem mas, tal como o pavão macho, também queremos estar “bonitos” e impressionar o sexo oposto, certo?

Nos momentos disponíveis, abrimos um e-mail com assuntos classificados M18; telefonamos a uma pessoa que pretendemos “conquistar”; pensamos na última vez que estivemos com ela e/ou fazemos planos para a termos uma próxima vez. Quando conduzimos, desviamos o olhar da estrada porque alguém nos captou a atenção com a sua beleza; e continuamos viagem a recordar e por vezes a “sonhar” como seria bom conhecer aquela pessoa.

No fim de um árduo dia de trabalho, vamos a um bar ou discoteca para descontrair, ver os amigos, beber um copo E, porque não, para ver/conhecer alguém diferente. Nem que seja só para falar. Faz-nos bem ao ego. Pensamos: “até nem estou mal- aquele/a achou-me interessante”. Seguimos viagem contentes e prontos para dormir- vem aí mais um dia de trabalho.

Creio que já dei exemplos suficientes para sustentar a minha afirmação inicial, no entanto, não posso deixar de mencionar outro grande “motor” de outras culturas/sociedades- RELIGIÃO.
A religião tem movido multidões ao longo dos séculos. Fizeram-se inúmeras guerras e cometeram-se atrocidades em seu nome. Se, nos dias de hoje, algumas sociedades libertaram-se das suas garras, outras vivem momentos de enorme fanatismo, com todos os perigos que isso significa.

Ora, ao apontar três “motores” da sociedade moderna, poderá dar a ideia que me estou a contradizer; assim não é. Os dois primeiros dizem respeito à sociedade em que estou inserido e que melhor conheço e o terceiro refere-se a outras sociedades.

Estes serão os três motores que mais movem as sociedades modernas no mundo actual.

2 comentários:

marcia disse...

Concordo dinovo com vc rsrsrsrs
só queria acrescentar uma coisinha que eu também acho que move a sociedade moderna.
A VAIDADE!Hoje assisti uma cirurgia plástica (lipoescultura), e fiquei me perguntando até onde pode chegar a vaidade do ser humano!!! MEU DEUS!
Deve ser muito ruim a pessoa não se aceitar como é........não que eu seja contra a cirurgia plástica! Não é isso!!!
Acho até válido ajeitar uma coisinha ou outra q não estivermos satisfeitos no nosso corpo , mas uma lipoescultura é definitivamente você se olhar no espelho e se achar um “ lixo” achar que nada em você ta legal.......gente, uma mulher deixa até de sentir sensações deliciosas nas mamas por exemplo, e tudo isso pra que? Pra ficar com os peitinhos durinhos???será que vale a pena?
Eu acho que não!!! Nem quero pensar em um dia fazer amor e não sentir o meu homem tocando a língua nos meus seios affffffff seria um pesadelo !
Porque , praque tanta vaidade??? Pra a própria pessoa ou pra o seu parceiro sexual?
Será que vale a pena você deixar de sentir sensações maravilhosas pra ficar bela pro teu homem?? Será que isso é amor?

KING SOLOMON disse...

É um facto Marcia! As sociedades "civilizadas" estão a viver um novo tipo de escravidão; a escravidão da própria imagem. Os entendidos chamam a essas pessoas de "metro-sexuais". A cirurgia plástica já era utilizada na antiguidade; há registos romanos a contar que foram feitas cirurgias para reparar/emendar os efeitos das feridas de guerra.~Hoje é usada para mudar de sexo, de cor, etc...
Como referes a questão dos seios e da perca de sensibilidade, acho que essas mulheres/pessoas deviam ser acusadas de fraude!rsrs Estão a exibir o que não é seu. Outra coisa: de que adianta apresentar uma óptima imagem e, quando se chega a vias de facto, não correspondem à imagem que mostraram? Deve ser frustrante para o parceiro. Efectivamente a vaidade é um novo fenómeno e que, cada vez mais, move uma sociedade com valores...... diferentes, sem valores, errados, demasiadamente dominada pelos media... O ser humano pretende abdicar da sua personalidade, da sua imagem e pretende ser como outra pessoa. (vejamos o M. Jakson- um caso extremo). A imagem com que nascemos, pode não ser a mais perfeita mas, somo nós, é a nossa identidade, é o que nos destingue dos demais. Ao alterarmos isso, ao querermos ser como outra figura, perdemos a nossa identidade. Falo por mim. Já me olhei ao espelho várias vezes e pensei que há pessoas mais belas que eu. Será que alterava a minha cara para ser como essas pessoas? Não. Nasci assim, é a minha identidade; é o meu passado e presente e terá que ser o meu futuro. Acho que, por vezes, é preciso sermos fortes para viver neste mundo cruel e discriminatório mas, temos que sê-lo. Imaginem uma cegonha querer fazer uma plástica porque tem o bico grande; ou o elefante, rinoceronte....


Que bem q se está aqui.....

Foi obra!!! (as pirâmides)