terça-feira, 6 de janeiro de 2009

GERAÇÃO RASCA?

Hoje não vou falar dos temas do dia- Dia de Reis; entrevista de Sócrates; guerra na Faixa de Gaza; o novo ano; a subida do crude; a vaga de frio...; nada disso.
Vou pegar num tema que há uns mesitos atrás estava na boca de todos- EDUCAÇÃO.
Há uns dias li uma frase que estava escrita numa parede e que dizia- "CHAMAM-NOS GERAÇÃO RASCA MAS QUEM NOS CRITICA É QUEM NOS EDUCA".
Confesso que não tinha visto a "coisa" nesta perspectiva.
Também eu critico diariamente a nossa juventude- a sua maneira de ser, de estar, de pensar e de agir. A sua dependência do Messenger, dos SMS, do MP3; das Playstation's; dos jogos de computador. A sua pouca forma física, etc...
MAS! (Há sempre um mas) Concordo com o autor da frase- a culpa não será da juventude (geração rasca) mas sim dos seus educadores - pais e professores. São os pais que desde cedo enfiam os "meninos" no quarto e lhes dão "jogos"; são os pais que não arranjam tempo para os levar para a rua e brincar um pouco com eles. São os pais que desde cedo "aparam" todas as traquinices dos meninos e os deixam fazer o que querem.
O conflito de gerações existe desde o início da humanidade; os mais velhos acharam sempre que os mais novos são irresponsáveis e que não estão à altura de continuar o que eles fizeram.
Espero que mais uma vez estejamos enganados...
Atrevo-me a fazer uma "previsão"- a geração rasca que tudo faz e tudo pode, será muito mais controladora dos excessos dos seus filhos.
Tenho a certeza que uma mãe que iniciou a sua vida sexual activa ao 12/13 anos, como acontece hoje, não permitirá que as suas filhas o façam.
A ver vamos.

6 comentários:

TeddyLover disse...

Hum...se por lado a tua análise está correcta, por outro, falta-lhe alguma coisa.
De facto, os educadores é que são os melhores culpados. No entanto, a roda viva da vida tem feito muito p/ alterar a postura dos pais. Com tantas solicitações más fora de portas, é preferível saber que os filhos estão no PC a jogar, no MSN a conversar c/os amigos...etc...Se houver possibilidades financeiras p/ isso, há que ocupar-lhes o tempo com outras coisas para que não estejam tão expostos a essas más solicitações.
No entanto, eu acho que esta forma de educar e formar é em muito maior percentagem nos grandes centros pois também é aqui que as más solicitações são mais e maiores.
Nos meios mais pequenos, as crianças brincam na rua, andam de bicicleta, de carrinho de rolamentos, têm amigos para brincar pois conhecem-se todos e os pais também. Os pais estão bem mais descansados.
Quanto à tua previsão. Não sei...se bem que a tendência é sempre voltarmos ao antigo, às formas de estar na vida anteriores...
bjo

KING SOLOMON disse...

TeddyLover, muito obrigado pelo seu comentário e pela sua perspectiva. Eu falo numa perspectiva de não pai. Quanto à exposição às coisas más ( que os pais querem a todo o custo evitar)- não somos nós vacinados há mais de um século? Não consiste a vacina na "contaminação" do nosso corpo para que ele crie defesas?
Não está o MSN a levar jovens a fugir de casa?
Vamos ver o que o futuro nos trás...

Phoebe disse...

Não posso deixar de concordar contigo, mas por outro lado foi sempre a juventude que mudou o mundo - Woodstock, o Maio de 68. O que me parece é que a juventude actual tem tudo tão cedo que não quer mais nada da vida e se acomoda rapidamente.

Obrigada pela visita e bom ano.

Gi disse...

O nome de "geração rasca" foi dado à geração que nasceu após o 25 de Abril e que terá agora 35 anos mais ou menos.

A Geração mais jovem que esta , a dos meus filhos, é chamada "geração à rasca".

Quanto à educação, o tema é tão recorrente, tão recorrente, que até aborrece.

Os valores cívicos, esses deveriam ter permanecido imutáveis...

Obrigada pela visita.

TeddyLover disse...

Eu também não tenho filhos. a minha análise, é o resultado daquilo que observo. Mais nada. Também sou da opinião que, enquanto não se der com a cabeça nas paredes, não se aprende. Claro que os pais, aquilo que puderem evitar evitam e o que não podem, no mínimo tentam. Os pais não conseguem ficar inertes, tipo...deixa andar, que se lixe, eu também já tive disso e curei-me...há-de aprender à custa dele...eu não concordo com a postura de muitos pais e não concordo pela minha própria experiência de vida. Se eu consegui...eu não sou melhor que ninguém...portanto os outros também conseguem e não me venham com conversas de xaxa...mas entendo a preocupação dos pais...
Bjo
bjo

KING SOLOMON disse...

PHoebe, obrigado pela sua visita e comentário. Acho que não podemos comparar a juventude de 1968 com a actual; a única semelhança será mesmo a idade. Tal como muito bem disse, a juventude de hoje tem tudo muito cedo- cedo demais e com demasiada facilidade. O que antes se lutava para conquistar, hoje têm de bandeja e os jovens tomam-no por um direito adquirido. Para não me alongar muito no meu comentário, deixo uma última preocupação- Quem assumirá no futuro profissões "físicas" ?(bombeiros- por expl)

GI, eu é que agradeço a sua visita.
Geração rasca e à rasca...
Certamente quando chegarem a adultos tudo se vai compôr... Assim o espero. MAS- o que os nossos jovens fazem hoje deixar-lhe-á marcas profundas, algumas irreversíveis (obesidade, por ex).
Esperemos para ver o futuro........


Que bem q se está aqui.....

Foi obra!!! (as pirâmides)