quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

QUANTO VALE 1 NOITE?



Há coisas que não conhecemos, coisas que não vemos ou, simplesmente, coisas às quais não ligamos. Sabemos que existem mas, não lhes damos importância.

Para muitas pessoas, a noite serve para dormir ou para ir "curtir", de bar em bar.
Quando acordamos, depois de dormir uma noite descansada, bem quentinhos, quem pensa naquelas pessoas que estiveram (forçosamente) acordadas, por motivos profissionais ou mesmo de saúde?

Há muita gente acordada durante a noite e só estas pessoas conseguem ver determinados acontecimentos. Só estas pessoas vêem a magia da noite. Ela tem muito encanto, muito brilho e luz. Encantos totalmente invisíveis durante o dia.

Esta noite foi particularmente bonita. Uma leve chuva fez companhia; frias e transparentes, as gotas tocavam no chão, produziam um tilintar suave e criavam desenhos que parecia fazerem tremer o chão. O asfalto formava pequenos riachos que sumiam nas sarjetas. Ao longe, as luzes dos semáforos reflectiam no chão, iluminando-o. As suas cores iam-se alternando e formavam três cenários diferentes, transformando as ruas e calçadas.

Os carros rodavam, raros e, à sua passagem, faziam levantar leques de água. Uma ou outra pessoa, necessitada ou obrigada, percorria apeada as ruas, segurando o seu guarda chuva aberto; que pensariam elas? Sentir-se-iam tristes, desoladas? Deverão estar habituadas e fazer aquele trajecto; deve ser rotina...

Cinzentas Praças monótonas de dia, depois de molhadas e com o reflexo das luzes, transformaram-se em lindas telas, tal quadros de Monet...

As ruas estavam largas, espaçosas, sem carros ou pessoas; os carris do eléctrico brilhavam vazios. Os neons das montras tinham mais brilho, mais luz, mais magia.

Ao olhar para o céu, debaixo de um candeeiro da rua... vi milhões de pontinhos amarelecidos pela luz a confluirem na minha direcção, tocaram-me a cara... soube-me tão bem. Era só eu, a chuva e o candeeiro. Com a cara gelada, senti-me revigorado...

O cheiro a café acabado de moer inundava algumas ruelas, como que convidando quem por lá passava, aquecia a alma...

Que linda é a noite! É uma experiência maravilhosa. Quanto vale uma noite destas?

E aqueles que passaram a noite na cama vão-se "degladiar" durante o dia (trânsito e afins) ...

(imagem retirada da internet)

5 comentários:

TeddyLover disse...

Bonita descrição da noite e bonita foto a ilustrá-la.
Um beijinho

Gi disse...

Eu prefiro o dia, sem dúvida!
E então se for um dia cheio de sol, é ouro sobre azul.
Só gosto das noites no campo, onde não há luz que ofusque as estrelas.

KING SOLOMON disse...

TeddyLover, a foto foi muito bem conseguida por quem a tirou e aplica-se totalmente ao "meu" cenário.

Gi, são coisas diferentes. Acho que nem se podem comparar. Entendo o que quer dizer mas, garanto-lhe que a "minha" noite estava muito linda, muito mágica. O refelxo das luzes no piso molhado dá um efeito... romântico.

TeddyLover disse...

Narcisito,

Tens desafiozito lá no meu cantinho.
Jinhos

cristinasiqueira disse...

Oi,
Que delícia!
Consegui percorrer estas ruas silenciosas e molhadas vivendo as suas palavras.
Li,reli e gostei.

Até mais,
Cris


Que bem q se está aqui.....

Foi obra!!! (as pirâmides)