quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

BLOGOMUNDO


Existem muitos "mundos" e os blogues fazem parte de um.
São uma coisa relativamente recente mas de proliferação rápida. Há blogues de toda a espécie e feitio; de todas as cores e temas mas, uma coisa todos têm em comum- reflectem a "alma" do seu autor.
A cor escolhida, os temas e textos revelam como é a personalidade da pessoa que se esconde por detrás daquela "página"; os seus desabafos, revoltas, preferências, experiências pessoais vão sendo desnudados ao longo dos "posts".
O "bloguer" pode ter muitas formas mas, regra geral, usa o blogue para se dar a conhecer, para exprimir os seus gostos e preferências e para mostrar o que sabe ou o que quer/procura.

O "bloguer" passará, em regra, muito tempo frente ao PC afastando-o de uma vida social activa, passando a "alimentar-se" das amizades virtuais. Não há qualquer dúvida que se criam laços fortes entre "bloguers" que nunca se viram/conheceram pessoalmente. Ao entrar no "blogue" dos outros, está-se a entrar na sua alma e, é perfeitamente natural gostar-se ou não do que se vê/lê, dessa forma, passa-se a sentir o mesmo pelo seu autor. Cria-se um "laço".

Há pessoas que passam pelos blogues vizinhos, sempre à pressa, nunca se dignando a deixar um comentário sério (por falta de tempo, claro). O objectivo delas, muitas vezes, é dar o seu blogue a conhecer, não lhes interessa o que o vizinho escreveu no dele. Querem publicitar o seu blogue, querem dar-se a conhecer.

Neste mundo de "blogues", as fronteiras estão abertas e permitem que a peixeira comunique com o doutor; o cabeleireiro com o professor, a advogada com o polícia, o juíz com o sapateiro, etc... Este mundo dá a possibilidade de pessoas que jamais se contactariam em situações normais darem as suas opiniões uma à outra, revelando que, afinal não estão tão "distantes" assim- até partilham de opiniões idênticas sobre determinados assuntos.

O "bloguer" também usa o blogue para dizer anonimamente aquilo que não tem coragem de dizer em público; para mostrar o seu lado "escondido".
Enfim, este blogomundo é um mundo...

7 comentários:

TeddyLover disse...

É sem dúvida tudo isso que tu escreveste.
No meu caso concreto, não escondo nada mas...demonstro o que não gosto de demontrar/mostrar em público. Especialmente o que me entristece ou me faz chorar. Ou, coisas das quais não gosto de falar porque entendo que as outras pessoas não têm que levar com elas. É um problema meu e que eu é que tenho que resolver. Mas, por vezes torna-se difícil vivê-lo sózinha e necessito de o partilhar. A talhe de foice do meu comentário ao post anterior, várias opiniões por vezes, ajudam a formar melhor a nossa e a tomar a decisão, a nossa...mas que, não sabemos como tomar. Para mim é sempre um alívio tomar decisões. Depois, eu não gosto que me vejam chorar. E sou uma chorona do caraças. Ah! Fico muita feia quando choro e, é chato quando alguém desata a chorar ao pé de nós, ficamos sem saber que lhe fazer ou dizer.
Resumindo, o meu Blog é o meu refúgio e tem-me feito muito bem.
Jokinhas

KING SOLOMON disse...

TeddyLover, muito obrigado pelas suas visitas e comentários.
Eu entendo-a perfeitamente. A realidade neste mundo de blogues varia pouco; há muitas coisas comuns entre os "bloguers".

cristinasiqueira disse...

Oi Carlos,

Vc colocou muito claro o que é este ser blogueiro.E os laços então.
Muito bom
Com carinho

Cris

Meu Deus!Chico Buarque
"no fundo eu sou um sentimental"
Lindo...um vinho tropical

Dina Domingues disse...

não diria melhor.
eu entrei no mundo dos blogs há poucos anos e confesso que me apaixonei
achei que em vez de andar a deixar comentários em tudo o que era jornal online, seria bom escrever o meu blog, é que por vezes aquilo de que me apetece falar não interessa aos jornais e por isso a noticia nem aparecia.
gosto de passear por outros blogs, por vezes deixo comentários, outras nem por isso; por exemplo se encontro um blog em que desconfio que o autor seja ... não sei explicar, mas fora do que eu acho correcto, não comento e nem volto lá. quando acho que até têm ideias válidas (para mim) costumo voltar :D

KING SOLOMON disse...

Oi Grande Poetisa! Obrigado pela sua visita. Não tenho a arte e "doçura" da sua escrita... tento escrever o que me vai na alma, à minha maneira, com as minhas palavras. Creio que também sou um sentimental... (não seremos todos?)

Olá Dina. Obrigado pelo seu comentário. Efectivamente somos todos iguais e todos diferentes. Cada um tem os seus gostos, as suas preferÊncias, a sua maneira de sentir e de o demonstrar...
Por vezes eu gostava de escrever coisas doces, bonitas mas... a realidade do dia a dia é muito áspera, cinzenta e amarga, como tal, é muito difícil manter-me "doce". Até hoje, uma característica tenho mantido: sinceridade/frontalidade. Nem sempre é bom mas...
Dina, espero que vá passando por cá e encontre algum texto do seu agrado.
Neste blogomundo está tudo tão "repisado" que não há temas virgens e por desbavar... (acho eu), e a actualidade é horrível...

V. disse...

Olá C. Narciso, li isto mais de duas vezes e há coisas com as quais concordo mais que outras.

O que me deixou, no entanto, intrigada foi não ter percebido em qual dos tipos de blogger se encaixa o C.
Diz num parágrafo que «Há pessoas que passam pelos blogues vizinhos, sempre à pressa, nunca se dignando a deixar um comentário sério (por falta de tempo, claro). O objectivo delas, muitas vezes, é dar o seu blogue a conhecer, não lhes interessa o que o vizinho escreveu no dele. Querem publicitar o seu blogue, querem dar-se a conhecer» e reparei que os posts mais antigos têm labels relacionadas com os tema que são abordados e etses últimos têm labels que ficam ao lado.. muito ao lado.. mas que poderão ser bons para atrair "o cliente".

E o C.? Onde, segundo a sua definição de blogobairro / blogomundo se encaixa?


Se for caso disso, bom feriado :)

KING SOLOMON disse...

Olá Thunderlady.
O C. será tão igual a uns e tão diferente de outros.
Não vivo para o blogue nem do blogue. Passam-se dias/semanas que não passo por aqui. Há dias em que me apetece escrever.
Quanto aos "labels"- num post tinham a ver com o assunto, no post seguinte ainda havia relação e no último foi piada- coloquei precisamente por não ter nada a ver.
Gosto muito de "comentar/debater" assuntos. Sempre que há um assunto que me interesse, deixo a minha opinião (nem sempre humilde, nem sempre do agrado do dono da casa).
Não faço publicidade ao meu blog e comento muitas vezes (sempre que é permitido) em anónimo- deixando apenas as minhas iniciais).
Obrigado por passar por aqui e criar um tema para "debate".


Que bem q se está aqui.....

Foi obra!!! (as pirâmides)