A palavra é pequena e o seu sentido também não parece significativo MAS (e há sempre um mas), por “acaso”, acontecem muitas coisas! Já pensaram nisso?
Eu arrisco-me a afirmar que é por “acaso” que somos o que somos; que a terra é como é, etc... Aconteceu por “acaso”!
Como já falei no post “A origem do Mundo e da Vida”, muitas coisas acontecem por “acaso” e é dele que resultam muitas criações.
A formação da terra ocorreu por “acaso”; toda a vida neste planeta também foi resultado de vários acasos interligados; muitas coisas usadas pelo homem foram descobertas por “acaso"; nós próprios estamos no mundo por “acaso”. Verdade! Foi num momento de “acaso” que os nossos pais se encontraram. Talvez se tivessem passado um minuto antes ou depois não se tinham conhecido.
O “acaso” “reina” e muitas vezes determina o presente e o futuro, chega a alterar completamente o curso da vida, da história, do planeta!
Há muitos anos atrás, um lavrador pobre, por “acaso”, ouviu uma pessoa aflita; deslocou-se ao local e salvou uma criança que se afogava atolada num pântano. O pai dessa criança, um nobre muito rico, pretendeu pagar ao pobre lavrador por ter salvo o seu filho.
O lavrador não aceitou dinheiro; o nobre pediu-lhe então que o deixasse proporcionar a mesma educação que proporcionaria ao próprio filho. O lavrador aceitou. O filho do lavrador descobriu a penicilina- chamava-se Alexander Fleming; o filho do nobre, anos mais tarde, teve pneumonia, foi salvo pela penicilina- este senhor chamava-se Sir Winston Churchil.
Podia dar centenas de exemplos de acasos que alteraram o rumo da vida/história mas, achei este muito bom.
A nossa vida gira toda à volta de acasos, ainda que muitos deles sejam resultado de acções que fazemos.
Foi por "acaso" que tive a ideia de escrever este post.
Afinal o “acaso” tem muita força! Ou não?
1 comentário:
Já não me lembro como é que encontrei o teu blog, provavelmente por acaso! Este assunto do acaso dá para muito mais do que um post, daria para uma conversa muito longa, mas é muiíssimo interessante.
Enviar um comentário