terça-feira, 5 de agosto de 2008

A Origem do Mundo e da Vida na Terra




Pediram-me para escrever este tema.

São agora 04H50 da manhã e estou a trabalhar desde as 19H30 de ontem, ainda assim, vou tentar riscar algumas palavras.


É um tema complexo e, como eu não o presenciei, nem ninguém que eu conheça, é-me bastante difícil falar sobre ele.

Muitos têm sido os estudiosos e cientistas a analisar, debater e investigar este assunto e, como eu não tive ainda oportunidade de fazer a minha investigação, falarei de acordo com a minha opinião formada, baseando-me no que tenho “captado” ao longo dos anos.

Sem fazer pesquisa e falando um pouco de cor...... acredito no seguinte:

O mundo/universo teve origem no Big-Bang; acho possível e não tenho nenhuma outra teoria melhor. A origem do planeta Terra resultou desse "acontecimento".

Os gases existentes foram arrefecendo e misturando-se entre si, originando novos compostos. Dessas misturas resultou, entre outras coisas, a água no estado líquido- elemento fundamental para a formação vida como hoje a conhecemos.

Inicialmente, talvez devido a descargas eléctricas dos relâmpagos e outras radiações, formaram-se organismos vivos (células/bactérias), possivelmente unicelulares e auto-tróficos, muito resistentes às altas temperaturas e aos gases tóxicos (talvez). Com o gradual arrefecimento da terra, melhores condições surgem para o desenvolvimento desses seres que, foram evoluindo conforme os habitats onde se encontravam. (Há quem defenda que essas “células vivas” chegaram cá através de meteoritos.) Dos seres unicelulares evoluiu-se para os multi-celulares.

Sem colocar nenhum Deus a criar a Terra e o Universo, acredito que terá sido esta a origem da Terra e da vida. Terão sido os diversos habitats a fazer evoluir as diferentes espécies, possivelmente todas derivadas das mesmas bactérias iniciais.

Das iniciais formas de vida, possivelmente todas aquáticas, evoluiu-se para seres mais complexos. Alguns evoluíram dentro de água e outros saíram dela, por opção, necessidade ou acaso. Surgiram os artrópodes (insectos primitivos); espécies de peixes primitivos e as primeiras espécies de plantas terrestres, seguido de espécies de seres anfíbios.

Será a partir daí que se terão começado a formar os répteis. Muito mais tarde, certamente devido a condições favoráveis, formaram-se as diferentes espécies de dinossauros- carnívoros, vegetarianos, omnívoros. Algumas espécies atingiram proporções incríveis, sendo os maiores animais de todos os tempos ao cimo da Terra.

Há quem defenda que um meteorito ou vulcões extinguiram os dinossauros, resultado das nuvens de poeira e gases tóxicos libertados por esses acontecimentos e do acentuado arrefecimento terrestre (causado pelo encobrimento da luz solar pelas nuvens de pó/fumo).
Acho credível que alguns destes fenómenos tenham eliminado muitos deles mas, daí à sua total extinção vai um passo muito grande. Parece-me possível que, no caso de algum fenómeno desses ter ocorrido, muitos espécimes tenham sobrevivido, contudo, devido à alteração do clima e do habitat, evoluíram e adaptaram-se à nova realidade climática, dando origem a outras espécies.

Num habitat com menos comida ou mais adverso, as espécies tendem a ficar mais pequenas- há ainda hoje vários exemplos disso- e alguns dinossauros evoluíram para as diversas formas de aves e mamíferos.

Insisto que foram as mudanças climáticas e de habitat, assim como a selecção natural do mais forte e mais adaptado que foram fazendo evoluir as espécies animais e vegetais! Não vislumbro outra razão.

A espécie humana. Muito recente, se comparada com as demais já mencionadas.

Parece-me bastante credível que uma ou mais espécies de primatas ou símios, mais uma vez por mudanças no habitat, tenha evoluído para aquilo que nós somos hoje.

Vivendo nas árvores, por qualquer razão (alteração climática, de habitat, predadores), foram forçados a deixá-las e a caminhar sobre os membros inferiores. Há quem defenda que devido à vegetação existente no solo e aos predadores que espreitavam e, há quem afirme que foi por terem passado para um meio pantanoso, com águas. Seja qual for, certo é que ambos obrigavam a caminhar sobre os ditos membros e a tomar uma postura erecta, de alerta, para conseguirem ver mais longe.

Nesta evolução, também a mudança da alimentação teve um papel muito importante. A introdução de carne na alimentação permitiu o desenvolvimento do corpo e, mais importante, do cérebro.

Estes homens primitivos ou hominídeos foram-se multiplicando e distribuindo pela superfície terrestre, evoluindo com o passar do tempo e conforme os diferentes habitats, dando origem a várias raças.

Está provado que, na Europa, mais que uma espécie/raça co-habitou no mesmo periodo: Neandertal e Cro-Magnon ou Sapiens Sapiens. Cientistas afirmam que coabitaram mas não se "cruzaram", segundo testes de ADN que efecturam. Dizem ainda que o Neandertal se extinguiu devido a uma menor capacidade de adaptação às alterações climáticas.

Eu não acredito na extinção do Neandertal! Acredito que, já com a população muito reduzida, foram "absorvidos" pelos Cro-Magnon. Isto é, misturaram as duas espécies, tendo prevalecido o Cro-Magnon, adquirindo algumas características da outra espécie. Em Portugal foi encontrado um esqueleto de uma criança que foi classificada como híbrida; apresenta características das duas espécies.

Acredito que na sequência que explanei; poderá haver uma ou outra coisa que não tenha sido mesmo assim mas, acho provado que houve uma evolução da vida e das espécies. Essa evolução resultou de diversos fenómenos, acasos por vezes e selecção natural das diferentes espécies que, desde logo, tiveram que se adaptar ao meio que as circundava. Foi esse meio ou habitat que “criou” as diferentes espécies como as conhecemos e foram as espécies que foram ajudando a "moldar" o habitat. Esta afirmação é muito fácil de provar.

Nos tempos mais recentes, têm-se verificado alterações em diversa espécies. Aves que deixaram de voar porque o habitat não o exigia; animais que perderam a visão porque passaram a viver em grutas; animais que se cruzam e dão espécies diferentes, etc..

Na minha mente, o mais difícil de “imaginar” é a origem das primeiras bactérias. É o fenómeno que mais me intriga, ainda assim acho credível a forma como o expliquei. Toda a restante evolução vejo-a de forma muito natural. O meio condiciona as espécies e estas moldam o meio.

E é assim; foram um conjunto de factores que, todos juntos, fizeram da Terra aquilo que hoje vemos e somos.

Quem tem opinião diferente?

Que bem q se está aqui.....

Foi obra!!! (as pirâmides)